Valor do Brasil

Governança Tributária

Conceito

Enquanto a governança empresarial trata de uma visão macro da empresa visando a gestão e o controle das organizações na forma como são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, diretoria e órgãos de controle, a Governança Tributária, dentro desse mesmo conceito persegue as boas práticas na condução das políticas fiscais das empresas de tal forma a reduzir os seus custos com a tributação, recuperar créditos tributários eventualmente recolhidos a maior e a desenvolver planejamentos para redução da carga fiscal futura.


Diagnóstico Fiscal

O Diagnóstico Fiscal é um trabalho de revisão e análise das Declarações e Livros Fiscais dos nossos clientes, passando pelo conhecimento de todas as operações que repercutem em sua tributação. Trata-se de uma ferramenta valiosa nagovernança tributária para o combate às “quebras e perdas” que restringem a margem de lucratividade do segmento varejista, industrial e de serviços.


Recuperação de Créditos Tributários

É a revisão dos tributos pagos pela empresa nos últimos 5 anos, nas esferas federal, estadual e municipal, possibilitando fazer uma auditoria nesse período, de tal forma a identificar todos os créditos tributários pagos a maior e passiveis de recuperação de crédito, preparando a empresa para a sua recuperação junto ao fisco, através de estornos contábeis amparados pela regulamentação vigente, e possibilitando portanto, a criação dos respectivos procedimentos na governança tributária, para o futuro.

São elegíveis a recuperação de créditos tributários, os tributos diretos (IRPJ e CSLL), indiretos (ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins) e contribuições previdenciárias (INSS).


Planejamento Tributário

É a análise de todos os procedimentos fiscais, regimes de tributação, documentos, livros contábeis e estrutura societária da empresa para detectar oportunidades e identificar situações de risco no âmbito contábil e de calculo dos impostos, com objetivo de rever toda a estrutura tributária da empresa, proporcionando uma redução na sua carga tributária e uma otimização nas suas relações operacionais. A Governança Tributária dá um passo importante quando fazemos a “Recuperação de Créditos Tributários” da empresa, pois nessa etapa já identificamos os problemas contábeis existentes, e portanto recomendamos após a “Recuperação Tributária” já prosseguir com o planejamento da governança tributária.


Administração de Passivo Tributário

A Governança Tributária também passa por uma eficiente administração do passivo tributário. Toda organização é suscetível de possuir passivos decorrentes de glosa de créditos, de inconsistências nas declarações, de autuações ou de inadimplência. No entanto, o nosso Departamento de Administração de Passivo Tributário, sensível a esta problemática, emprega toda a sua energia numa administração austera, eficaz e, principalmente, criativa, para viabilizar a atividade empresarial, e, mesmo nesse cenário, gerar benefícios financeiros com a redução do valor exigido.